Ecomuseu Quilombo Dona Bilina

Roteiros Culturais

Conectando território, patrimônios e comunidade, o Ecomuseu Quilombo Dona Bilina elaborou percursos histórico-culturais, ou, nas palavras da pesquisadora quilombola Alice Franco, “um museu-andado”. Em substituição ao museu-edifício, o território foi musealizado a partir da compreensão desse espaço como lugar de relações e sentidos históricos, de práticas sociais, produção de conhecimentos, vivências e transmissões culturais.

Pensados como caminhos a serem percorridos junto com a comunidade quilombola, consistem numa atividade museológica, patrimonial, pedagógica e de envolvimento com o território e valorização dos moradores. O roteiro é uma ação do museu, que apresenta as histórias e referências da comunidade. Ao identificá-las e divulgá-las no ecomuseu, estamos tornando estes roteiros em acervos operacionais.

O Largo do Rio da Prata foi selecionado como ponto de partida e de chegada de todos os roteiros, que se ramificam morro acima. Os roteiros aqui apresentados, produzidos no âmbito da Cartografia Participativa são dinâmicos, podem sofrer mudanças e alterações a todo momento, pois estão dentro de um território vivo e vinculado a significados e sentidos locais. APROVEITEM!

Visualização geral

Largo do Rio da Prata

Roteiro 1 - MORRO DA BELA VISTA

Distância: Partindo e voltando ao Largo do Rio da Prata: 5.5 quilômetros até o Morro da Antena; 4 quilômetros até a Pedra do Cruzeiro.

Tempo Total : 4 horas

Altura máxima: H=427M.

Grau de Dificuldade: Moderado

Principais Pontos: • Largo do Rio da Prata • Caminho da Bela Vista • Parada da Bela Vista • Capela de Santo Antônio • Mirante próximo à Casa de Estuque • Rancho Bela Vista • Mirante da Antena • Pedra do Cruzeiro • Morro da Antena

ROTEIRO 2 - HORTA COMUNITÁRIA E CIRCUITO DA CAIXA D ́ÁGUA

Distância: Partindo e voltando ao Largo do Rio da Prata 10 quilômetros. Se a opção for só visitar as cachoeiras a partir do ponto final do ônibus 846 e a 847 a distância se reduz para 5 quilômetros ida e volta.

Tempo Total: 6 horas até a Caixa D’água. Esse tempo pode se encurtar se a caminhada começar no ponto final do ônibus 846 e a 847.

Altura Máxima: H=360M

Grau de dificuldade: Moderado a forte, dependendo do trajeto empreendido

Principais pontos: • Largo do Rio da Prata • Rua Soldado Antônio Da Silveira • Travessa Antônio Da Silveira • Horta Comunitária do Quilombo Dona Bilina • Praça Cantinho Rio da Prata • Taurus Artesanal Restaurante Grill da Roça • Nosso Quintal • Sagrada Cachoeira • Bar e Cachoeira Do Zezinho / Lago Verde • Cachoeira da Gruta / Toca da Andorinha • Lagoa Azul/ Tanque das Pacas. • Circuito da Caixa D’água

ROTEIRO 3 - MORRO DOS CABOCLOS

Distância total: Partindo e voltando do Largo do Rio da Prata 6.5 quilômetros

Tempo Total: 5 horas.

Podendo ser menos tempo se usar veículo até o Mirante da Prata.

Altura Máxima: H=283M (base do Morro do Cedro)

Grau de dificuldade: Moderado

Principais Pontos: • Largo do Rio da Prata • Caminho Morro dos Caboclos • Casa de Seu Aldair • Venda do Seu Eli • Igreja Nossa Senhora Aparecida • Restaurante Mirante da Prata • Caminho do Cedro • Caminho da Venda Velha • Cachoeira da Represa • Caminho das Furnas • Largo da Batalha • Espaço Farol da Prata – Fogão da Roça • Estrada da Batalha

ROTEIRO 4 - JEQUITIBÁ CENTENÁRIO

Distância total: Partindo e voltando do Largo do Rio da Prata: 8.5 quilômetros

Tempo Total: 5 horas para o circuito total a pé. Pode ser menos tempo se o destino final for o Jequitibá
Altura Máxima: H= 588M

Grau de dificuldade: Moderado-Forte, dependendo do trecho escolhido.

Principais Pontos: • Largo do Rio da Prata • Subida pela Estrada da Batalha • Espaço Farol da Prata – Fogão da Roça • Caminho das Furnas • Cachoeira do Engenho • Jequitibá Centenário • Pico do Morro dos Caboclos • Mirante da Mesa • Sede da Agroprata • Largo da Batalha