Oficina de Calango
Realizadas pelo griô Joaquim Evaristo de Oliveira (Seu Quincas) e Caroline Rodrigues. O calango é um ritmo de dança e cantoria composto por versos, desafios e refrões, muito presente nos bailes rurais. Durante as oficinas de calango são homenageados os griôs e revividas as histórias do território de Rio da Prata.
oficina de contação de história
Oficina de contação de história com Carmem Paixão. Histórias de Dona Bilina e leitura do Gibi: As Aventuras do Jovem Apoema. Durante as oficinas de contação de histórias são priorizadas as histórias e pessoas locais, a fim de contribuir com a valorização dos personagens encantados e de todo conhecimento produzido na região.
Oficina de educação ambiental
A oficina de Educação Ambiental para crianças é composta por diversos momentos de descontração e aprendizado, durante a atividade as crianças tem a oportunidade de ler e contar histórias, pintar e brincar. Toda oficina é desenvolvida a partir da proposta de que as crianças comecem a refletir sobre a real necessidade dos materiais e brinquedos já naturalizados para as principais brincadeiras e explorem outras possibilidades, descubram outras…
visita de turmas escolares
As educadoras e integrantes do Quilombo Dona Bilina recebem visitas de turmas escolares e outros grupos, onde todos tem a oportunidade de conhecer a horta comunitária, as atividades do quilombo e participar de oficinas educativas e outros eventos.
Oficina de modelagem cerâmica
Oficina de fotografia de Educomunicação
Foram realizadas oficinas de educomunicação com metodologias que valorizam o conhecimento tradicional quilombola, além de promover o encontro de gerações entre a juventude e as griôs do Quilombo Dona Bilina.
As oficinas tiveram como objetivo contribuir para reflexão das comunidades no que tange às suas memórias e suas formas de se relacionar com elas. São olhares do presente, que querem sonhar e projetar as ações do futuro. Perguntas como: “Quais são as práticas e quem são as pessoas que queremos mostrar para fora do nosso território?” conduziram a atividade, onde também foram abordadas técnicas de uso de celular para registrar essas memórias.
As rezas, os remédios do mato, o cuidado coletivo, as famílias agricultoras, e a preservação da floresta da Pedra Branca foram alguns dos temas trazidos nas imagens produzidas pela juventude quilombola que participou da oficina.
Outras oficinas...
- Oficina de Plantação de mudas
- Oficina Memória e quilombo Dona Bilina
- Oficina de usos de ervas medicinais (xaropes, sabonetes, cremes de massagem, pomadas cicatrizantes)
- Oficina de artesanato de material reciclado
- Curso de fotografia
- Curso de condutores ambientais
- Curso de roçadeira