Ecomuseu Quilombo Dona Bilina

Oficinas de Saberes Locais e outras

Oficina de Calango

Realizadas pelo griô Joaquim Evaristo de Oliveira (Seu Quincas) e Caroline Rodrigues. O calango é um ritmo de dança e cantoria composto por versos, desafios e refrões, muito presente nos bailes rurais. Durante as oficinas de calango são homenageados os griôs e revividas as histórias do território de Rio da Prata.

oficina de contação de história

Oficina de contação de história com Carmem Paixão. Histórias de Dona Bilina e leitura do Gibi: As Aventuras do Jovem Apoema. Durante as oficinas de contação de histórias são priorizadas as histórias e pessoas locais, a fim de contribuir com a valorização dos personagens encantados e de todo conhecimento produzido na região.

Oficina de educação ambiental

A oficina de Educação Ambiental para crianças é composta por diversos momentos de descontração e aprendizado, durante a atividade as crianças tem a oportunidade de ler e contar histórias, pintar e brincar. Toda oficina é desenvolvida a partir da proposta de que as crianças comecem a refletir sobre a real necessidade dos materiais e brinquedos já naturalizados para as principais brincadeiras e explorem outras possibilidades, descubram outras…

visita de turmas escolares

As educadoras e integrantes do Quilombo Dona Bilina recebem visitas de turmas escolares e outros grupos, onde todos tem a oportunidade de conhecer a horta comunitária, as atividades do quilombo e participar de oficinas educativas e outros eventos.

Oficina de modelagem cerâmica

A oficina ocorreu aos sábados do mês de setembro de 2022 e contou com a presença de participantes da comunidade do Quilombo. O projeto “Modelando o Ba(i)rro” tem como objetivo valorizar, preservar e difundir o patrimônio cultural popular através do barro. Gerar renda para continuidade do enfrentamento da pandemia e com a proposta de criação de objetos típicos para funcionar como marca de reconhecimento artesanal da região. As peças produzidas estão sempre que possível em exposição na horta comunitária do quilombo.

Oficina de fotografia de Educomunicação

Foram realizadas oficinas de educomunicação com metodologias que valorizam o conhecimento tradicional quilombola, além de promover o encontro de gerações entre a juventude e as griôs do Quilombo Dona Bilina.

As oficinas tiveram como objetivo contribuir para reflexão das comunidades no que tange às suas memórias e suas formas de se relacionar com elas. São olhares do presente, que querem sonhar e projetar as ações do futuro. Perguntas como: “Quais são as práticas e quem são as pessoas que queremos mostrar para fora do nosso território?” conduziram a atividade, onde também foram abordadas técnicas de uso de celular para registrar essas memórias.

As rezas, os remédios do mato, o cuidado coletivo, as famílias agricultoras, e a preservação da floresta da Pedra Branca foram alguns dos temas trazidos nas imagens produzidas pela juventude quilombola que participou da oficina.

Outras oficinas...


  • Oficina de Plantação de mudas
  • Oficina Memória e quilombo Dona Bilina
  • Oficina de usos de ervas medicinais (xaropes, sabonetes, cremes de massagem, pomadas cicatrizantes)
  • Oficina de artesanato de material reciclado
  • Curso de fotografia
  • Curso de condutores ambientais
  • Curso de roçadeira

Pular para o conteúdo