horta comunitária
A agricultura foi durante muitos anos a base da comunidade do Rio da Prata, identificando e representando-a socialmente. Foi e ainda é o sustento de muitas famílias que por gerações dedicaram-se à produção de alimentos que abastecem a cidade. Em terreno herdado de Candoca, sua bisneta Leonídia construiu junto com os demais moradores no ano de 2020 uma horta para uso coletivo. Baseando-se na importância histórica dos quintais e sítios do Rio da Prata, a horta nasceu com o objetivo de ser um espaço educativo que reúne mutirões comunitários para sua manutenção e realiza diversas atividades para a comunidade.
Como espaço educativo, a horta articula processos de educação ambiental, produção de alimentos saudáveis e de renda para a comunidade local, buscando recuperar o manejo da agricultura pelos mais jovens, oferecendo e integrando conhecimentos entre gerações. A horta recebe visitas de grupos e escolas, pesquisadores e movimentos sociais para dialogar sobre preservação ambiental, alimentação e divulgação da tradição agrícola da comunidade.
No período da pandemia, a horta comunitária ofereceu, junto com outras parcerias, alimentos saudáveis para famílias locais. A distribuição da produção da horta para os moradores segue como prática contínua, contribuindo para na segurança alimentar, no uso de boas práticas ambientais e na valorização dos produtores e histórias locais.
Além do plantio de espécies comestíveis, há também o plantio de espécies medicinais, comumente usadas para produtos socioambientais vinculadas a identidade local como xarope, creme, sabonete, chás, emplastros, garrafadas etc. Nesse sentido, a horta também é um local de trocas e aprendizados sobre propriedades medicinais das ervas, que são compartilhadas entre todos.
Ao reunir saberes dessa agricultura, de origem popular e tradicional, com a conscientização ambiental, educação crítica e consciência histórica; com as memórias e identidades locais; com a valorização dos agricultores/as através de mutirões comunitários e outros encontros inter-geracionais, a horta comunitária torna-se um espaço potente de encontros e aprendizados.