Griôs e Narradores
Griô é um termo francês usado para referenciar os mais velhos pela sua sabedoria, conhecimentos e tradições, transmitidos oralmente entre gerações. Destacamos aqui algumas pessoas que fazem parte do conjunto de griôs da comunidade de Dona Bilina: homens e mulheres que são referências locais devido às suas histórias de vida, trajetórias, memórias e importância na preservação das identidades e tradições locais. Carregam consigo formas de viver historicamente vinculadas ao Rio da Prata, ao Maciço da Pedra Branca e ao Quilombo Dona Bilina. São também resistência viva das mudanças ocorridas no local, retratos vivos e afetivos dessa grande comunidade.
Junto a esses griôs temos também pessoas identificadas como narradores e narradoras da comunidade, cujas histórias de vida integram as memórias coletivas da região, apresentando olhares relacionados aos seus lugares, tempos e relações com o espaço.
Os nomes aqui citados representam parte dos griôs e dos narradores da comunidade, dos quais foi possível reunir algumas informações dadas nos trabalhos de inventário participativo. Outros nomes foram citados, mas carecem de pesquisas de aprofundamento.