Acervos do Quilombo Dona Bilina
Apresentação
O Quilombo Dona Bilina possui muitos patrimônios que ainda são vivenciados pela comunidade em seu território. São práticas culturais manifestadas em comportamentos, valores e visões de mundo que conectam as experiências e vivências dos moradores nas suas diferentes temporalidades, e produzem um sentimento de continuidade. O trabalho do Ecomuseu Quilombo Dona Bilina é valorizar esses referenciais identitários, buscando nutrir o sentimento de pertencimento da comunidade frente aos desafios e demandas contemporâneas, reafirmando o enraizamento histórico dos quilombolas.
O presente catálogo tem por objetivo reunir os primeiros levantamentos das referências culturais do Quilombo Dona Bilina realizados no âmbito deste projeto. A metodologia de trabalho adotada seguiu os pressupostos da Museologia Social, do inventário participativo e do Inventário Nacional de Referências Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN). Os nomes das pessoas indicadas, os lugares, as memórias, as práticas sociais e informações aqui disponibilizadas foram indicadas pela comunidade, incentivada através do inventário participativo a identificar e documentar as referências culturais que formam o patrimônio do local, contribuindo para mobilização e sensibilização desta comunidade no que tange às suas memórias, assim como na produção de conhecimentos locais, específicos do grupo – que são identificados, organizados e valorizados. De acordo com o IPHAN, inventário participativo:
Considera a comunidade como protagonista para inventariar, descrever, classificar e definir o que lhe discerne e lhe afeta como patrimônio, numa construção dialógica do conhecimento acerca de seu patrimônio cultural. Alinha, ainda, o tema da preservação do patrimônio cultural ao entendimento de elementos como território, convívio e cidade como possibilidades de constante aprendizado e formação, associando valores como cidadania, participação social e melhoria de qualidade de vida.